CENTD na Escola



Apresentação


O CENTD na escola é um programa integrado à área de Difusão e Educação, cujo objetivo central é aproximar a pesquisa científica de alunos e professores do Ensino Médio Integral da rede pública e privada, através da concepção de estratégias de ensino-aprendizagem que busquem discutir e desenvolver o pensamento científico.

Este programa pretende ainda, elaborar ferramentas de divulgação do ensino de ciências, a partir da vivência com as escolas, tendo como referência os conteúdos dos projetos de pesquisa do CENTD, estreitando dessa forma, a colaboração entre escolas e instituições de pesquisa.


Projeto piloto com E.E. Alberto Torres

Em 2017 o projeto atendeu à Escola Estadual de Ensino Médio Integral Alberto Torres. Sua matriz curricular engloba disciplinas eletivas de áreas diversas, entre as quais destaca-se a de Iniciação Científica - IC, alvo deste piloto, no qual foi proposto e aplicado um novo programa para a disciplina. O conjunto de aulas se estruturou em dois pilares: disponibilizar espaço para os alunos desenvolverem seus projetos em grupos e promover a discussão sobre quais os elementos que constituem um projeto de pesquisa. A interdisciplinaridade foi também garantida por meio de atividades que abarcaram as disciplinas da Base Nacional Curricular, conectando-as às eletivas.


Primeiros frutos

Os alunos demonstraram ter uma nova compreensão sobre a ciência. A maioria deles declarou que fazer pesquisa demanda mais planejamento e estudo do que eles imaginavam antes da disciplina e é uma tarefa que exige habilidades básicas como a escrita, as leituras dirigidas e discussões. Isso mostra que o planejamento e execução da disciplina de Iniciação Científica proposta pelo CENTD na escola levou a um melhor aproveitamento das aulas e dos conteúdos.

No final de 2017 o programa, com menos de um ano de atuação recebeu uma Menção Honrosa no 1º Prêmio Cultural Butantan por suas ações durante o 1º semestre do mesmo ano. Reforçando a que o CENTD na escola pode ser ampliado para outras escolas com sucesso.

Acesse ao folder

Equipe


Dra. Luciana Magalhães Monaco - Coordenadora Geral

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP (1994), Mestre em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/INPA (1998) e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação USP na área de Ensino de Ciências Matemática (2013) na área de Museus de Ciências. Experiência em pesquisas nas áreas de educação não-formal e divulgação em ciências. Atua como colaboradora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Divulgação em Ciência/GEENF, vinculado a Faculdade de Educação/FEUSP. Atua com educação e difusão da ciência no Núcleo de Difusão do Conhecimento do Instituto Butantan. Trabalha com gestão de equipes e formação de educadores de museus. Concebe e produz materiais didáticos de diversas naturezas. É coordenadora do programa CENTD na Escola.




MSc. Fernanda Pardini Ricci - Coordenadora Pedagógica

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da USP e Mestre em educação pela Faculdade de Educação da USP (Ensino de Ciências). Durante a graduação atuou com pesquisa científica na área de oceanografia biológica. Tem experiência prática na área de educação não-formal e educação ambiental. Atua com educação e difusão científica no Núcleo de Difusão do Conhecimento do Instituto Butantan, inclusive no programa CENTD na escola.







Flávia Virginio

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2010). Durante a graduação desempenhou atividades relacionadas à Licenciatura de Ciências e Biologia, e pesquisa científica nas áreas de bioecologia, controle e resistência de mosquitos vetores. É doutora em Ciências (Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro) pela Universidade de São Paulo, e desempenha estudos sobre mosquitos Neotropicais. Durante a Pós- graduação, dentre outros estudos, desenvolveu um banco de dados de imagens de asas de mosquitos, o qual contribuirá para a realização de novos estudos, bem como para a rotina dos funcionários da área da saúde. Possui interesse na área de divulgação científica, realiza palestras e oficinas que envolvem: mosquitos, arboviroses e doenças negligenciadas. Contribui com o projeto CENTD na Escola como voluntária.




Karen Kellen S. Teixeira

Graduanda em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, CIência e Tecnologia de São Paulo. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) com projetos voltados à educação ambiental e ensino de microbiologia.Participa do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e é bolsista de iniciação científica no Núcleo de Difusão do Conhecimento do Instituto Butantan, atuando diretamente com as análises dos dados referentes ao projeto CENTD na Escola.







Sabrina Acosta

Graduada em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo - USP. Tem experiência na área de História da Filosofia, Filosofia da Ciência, História da Ciência. É integrante do Grupo de Pesquisa em Epistemologia Histórica da Cultura Científica GPEHCC e do Grupo História das Instituições da Saúde Pública. Atua como Auxiliar de Apoio a Pesquisa no Laboratório Especial de História da Ciência - LEHC do Instituto Butantan, na secretaria executiva da revista Cadernos de História da Ciência e contribui com programa CENTD na Escola.




Prêmio


Menção honrosa no 1 prêmio da Cultural do Butantan.