Cursos

     

CURSO EXTERNO

Interno Público: Instituto Butantan, Fundação Butantan e Externo


Curso de inverno em dor e sinalização intracelular

Curso de inverno em dor e sinalização intracelular

TEMAS:
- Epidemiologia e relevância do estudo da dor;
- Anatomia das vias de dor;
- Mediação química da dor aguda e crônica;
- Receptores e canais envolvidos na dor e analgesia;
- Técnicas de laboratório utilizadas no estudo da dor;
- Vias de sinalização intracelular envolvidas na dor;
- Farmacologia da dor;
- Uso de toxinas como ferramentas para o estudo da dor e para o desenvolvimento de novos fármacos.

Investimento: R$ 60,00

Data: 23/07/18 à 27/07/18
Horário: 08h30 às 17h30
Inscrições até: 11/06/2018
Local: Instituto Butantan

Facebook: https://www.facebook.com/cursoinvernodor/

     

CURSO EXTERNO

Interno Público: Instituto Butantan, Fundação Butantan e Externo


Curso de Introdução ao R e à bioestatística

Curso de Introdução ao R e à bioestatística

EMENTA DO CURSO
A linguagem R, juntamente com Python, tem se destacado na área científica, principalmente em Bioinformática. Ela foi criada com o intuito de ser a linguagem computacional para estatísticos e bioestatísticos. De fácil aprendizado, um usuário novato pode, em curto tempo, aprender a controlar arquivos, gerar estatísticas e gráficos de altíssima qualidade. Este curso é direcionado a todos os interessados em tratamento de dados e geração de estatísticas, tanto da área de biológicas quanto exatas. O importante é o interesse em problemas biológicos e sua interpretação quantitative, utilizando ferramentas computacionais. Logo, este será um curso prático de aplicação direta com a utilização de um computador (hands on).

Serão doze aulas, sendo as seis primeiras dedicadas à liguagem R e as demais a conceitos iniciais e prática de bioestatística. Ao final da primeira semana haverá um trabalho em dupla (40% da nota) e ao final do curso uma prova individual (60% da nota). Alunos que obtiverem nota 6 (60%) ou acima, serão aprovados e receberão certificado de conclusão.

Não há pré-requisitos. Todo aluno tem que trazer seu laptop com Windows, Mac OS ou Linux e o crachá de identificação da Fundação ou do Instituto para registro de presença. Será necessário pré-instalar R e R-Studio (instruções serão enviadas aos inscritos).

Data: 19/03/18 à 04/04/18
Horário: 15h às 17h
Local: Sala de Seminários do Laboratório de Bacteriologia II / Instituto Butantan

Curso ministrado por:
PhD. Flavio Lichtenstein - Doutor e consultor em Informática em Saúde, com experiência na área de Gestão Hospitalar, Farmácia, Suprimentos, Prontuário Eletrônico do Paciente, Faturamento TISS/SUS, LIS, RIS, entre outros.
MSc Carlos Eduardo Trufen - Mestrado em Bioinformática pela Universidade de São Paulo. Atualmente é técnico de apoio à pesquisa científica do Instituto Butantan.

Acesse o CENTD Informa n. 07

     

CURSO EXTERNO

Interno Público: Instituto Butantan, Fundação Butantan e Externo


Curso Executivo de Formação de Gestores de Inovação em Saúde

Curso de formação executiva

Trata-se de uma iniciativa da Diretoria de Inovação, que tem como objetivo difundir essa cultura no Instituto, visando o desenvolvimento de pessoas preparadas para sugerir melhorias e inovações, aliado a um conjunto de novas visões, procedimentos e recursos que certamente potencializarão o crescimento institucional.

Clique aqui e saiba mais sobre essa iniciativa, através da entrevista realizada com a Diretora de Inovação, Ana Marisa Chudzinsk Tavassi.

A equipe do MBA Gestão da Inovação em Saúde preparou o novo curso e está à frente também dessa organização.

O curso tem formato semi-presencial (blended learning), e foi estruturado para o desenvolvimento teórico e prático de profissionais, para que possam acompanhar e fazer a gestão das etapas do processo de inovação em saúde.

As aulas presenciais são semanais, acontecem às segundas e quartas feiras das 17h00 às 20h30 e contam com corpo docente e conferencistas experientes, que adotam ferramentas e práticas bem-sucedidas de gestão da inovação, e oferecem aos participantes experiências de aprendizagem executiva que reúnem conteúdo acadêmico de alto nível, ministrado por docentes e pesquisadores, e experiências práticas, relatadas por profissionais do mercado.

Já as atividades a distância são realizados pela Internet, através da Plataforma Butantan Online, desenvolvida também pela equipe do MBA. Trata-se de um ambiente virtual de aprendizagem que possibilita ao aluno a realização de suas atividades nos horários mais adequados, de acordo com sua rotina.

A expectativa do curso é preparar gestores que buscam estruturar a inovação na instituição e ao mesmo tempo, difundir essa cultura no Butantan.

Acesse ao Informe

     

CURSO EXTERNO

Interno Público: Instituto Butantan, Fundação Butantan e Externo


Curso de Introdução ao R e à bioestatística

Curso de Introdução ao R e à bioestatística

EMENTA DO CURSO
Esta linguagem, juntamente com Python, tem se destacado na área científica, principalmente em Bioinformática. Ela foi criada com o intuito de ser a linguagem de computador para estatísticos e bioestatísticos. De fácil aprendizado, um usuário novato pode, em curto tempo, aprender a manusear arquivos, gerar estatísticas e gráficos de altíssima qualidade.

O conteúdo é direcionado a todos, independentemente da área de atuação, interessados em problemas biológicos e como interpretá-los quantitativamente.

O curso é prático e de aplicação direta, com a utilização de um computador (hands on).

Data: 24/04/17 à 04/05/17 (exceto 01/05/17, feriado)
Horário: 15h às 19h
Local: Centro de Difusão Científica (CDC)

Curso ministrado por:
Dr. Flavio Lichtenstein (CENTD, Bioquímica e Biofísica do Instituto Butantan)

A participação não exige pré-requisitos.
Os inscritos deverão trazer seu laptop com Windows, Max ou Linux, e pré-instalar os programas R e R-studio (enviaremos as instruções).

Acesse ao CENTD Informa