O que Fazemos

O objetivo do CENTD é identificar alvos moleculares e vias de sinalização envolvidas em doenças de base inflamatória, como a osteoartrite, a artrite reumatóide, câncer e doenças neurodegenerativas.

Para a identificação destes alvos moleculares estão sendo usados venenos, toxinas, moléculas isoladas de diversas secreções animais bem como seus derivados peptídicos. A descoberta de novos alvos e sua validação pode abrir caminhos para o desenvolvimento de novos medicamentos.

O CENTD já está desenvolvendo pesquisa de forma integrada, com a colaboração de vários pesquisadores. São seis linhas principais de pesquisa que se desdobram em outras, envolvendo cerca de 35 pesquisadores. Foram adquiridos equipamentos de alta performance que permitem ensaios de alto impacto, desvendando fenômenos celulares importantes para a identificação de estruturas responsáveis por diferentes fenótipos.

Entre eles, está o equipamento High-Content Screening (HCS), que além de possibilitar um screening de moléculas de interesse, de forma rápida, avalia fenótipos, em modelos pré-definidos, de forma multiparamétrica. É possível, por exemplo, verificar como as células migram – informação extremamente importante para o tratamento de câncer.

A informação gerada por meio desta pesquisa pode ser utilizada pela indústria farmacêutica para desenvolvimento e produção de novas drogas.

Pretende-se estimular o avanço da pesquisa básica e aplicada, com equipamentos de alta tecnologia e bioinformática.