Esta plataforma é destinada ao desenvolvimento de pipelines de bioinformática e bioestatística para a resolução de problemas complexos proveniente de dados em larga escala. Esses pipelines e algoritmos (Python, C, R, shell script) são aplicados na análise das ciências Ômicas, principalmente Transcriptômica e Proteômica, direcionando o entendimento de processos celulares pouco explorados ou desconhecidos no contexto da imuno-inflamação.
É uma metodologia que combina cromatografia de afinidade, crosslink proteico e proteômica por espectrometria de massas, e visa à identificação de alvos moleculares para desenvolvimento de novas drogas.
O Microscópio Confocal Leica TSC SP8 DSL Hyvolution é um equipamento completo que reúne diversas possibilidades. Além de ser um Confocal com quatro linhas de laser (405, 488, 552 e 638nm), ele contempla um sistema de super resolução e uma nova tecnologia chamada Lightsheet/DSL. O Hyvolution possibilita aumentar a resolução lateral podendo chegar a 140nm, que significa amostras com maior nível de detalhamento, principalmente em pequenas estruturas, e o DSL permite visualizar amostras grandes.
O High-Content Screening (HCS) é um sistema de microscopia de fluorescência e confocal que permite o screening de moléculas e a análise multiparamétrica de culturas de células em microplacas de até 1536 poços. O sistema é capaz de adquirir centenas de milhares de imagens de forma automatizada com alta resolução, tanto de células fixadas quanto vivas. Permite o monitoramento de processos celulares dinâmicos, pois possui temperatura ajustável, CO2 e umidade. A aquisição e a análise das imagens são realizadas de forma customizada pelo software MetaXpress.
Os equipamentos que compõem a espectrometria de massas no CENTD (nanoLC-EASY1200 e Q Exactive Plus) estão dedicados a análises de diferentes estratégias de proteômica baseada em espectrometria de massas. O equipamento permite a eficiente separação e a análise de proteínas e peptídeos em baixíssimas concentrações, cobrindo uma ampla faixa dinâmica de concentração em amostras biológicas complexas provenientes de organismos, tecidos, secreções, células ou vírus.
Essa plataforma consiste em uma área especializada em técnicas de biologia molecular, como CRISPR/Cas9, RNAi e superexpressão gênica, para o desenvolvimento de linhagens celulares geneticamente modificadas ou silenciadas. Também conta com todos os equipamentos do CENTD (Citometria de Fluxo, Espectrômetro de Massas, High-Content Screening, Microscópio Confocal) para a caracterização funcional das linhagens geradas.
Citometria de imagem é uma técnica que reúne duas ferramentas importantes: a citometria de fluxo e a microscopia. Permite a quantificação da intensidade de fluorescência em células em suspensão e fornece imagens de todas as células analisadas, uma vez que é equipado com objetivas de microscopia de fluorescência. O sistema de análises Multiplex baseado em beads quantifica simultaneamente vários biomarcadores usando a tecnologia Luminex.