Notícias

     

Butantan recebe ministra britânica

Instituto Butantan - 24/04/2018


Butantan recebe ministra britânica

Ministra britânica: Elizabeth Truss; Pesquisadoras principais: Denise Tambourgi (vice-coordenadora), Ana Maria Chudzinski-Tavassi (coordenadora).

No dia 11 de abril, o Instituto Butantan recebeu a visita da Ministra britânica Elizabeth Truss e sua comitiva. Secretária-chefe do Tesouro do Reino Unido, Truss foi recebida no CENTD (Centro de Excelência para Descoberta de Alvos Moleculares), pela Diretoria, além de ser apresentada à atuação do centro em visita à plataforma!

*Fonte: Informe Butantan Notícias n.15

     

Presidente da GSK Brasil Farma visitou o Centro de Excelência para a Descoberta de Novos Alvos Moleculares (CENTD)

Instituto Butantan - 20/03/2018


Presidente da GSK Brasil Farma visitou o Centro de Excelência para a Descoberta de Novos Alvos Moleculares (CENTD)

Pesquisadoras principais: Ana Maria Chudzinski-Tavassi (coordenadora), Catarina Teixeira, Denise Tambourgi (vice-coordenadora), Irina Kerkis, Olga Ibañez, Yara Cury, Presidente da GSK Brasil Farma: Alexey Kolchin, Gerente executiva: Isabel Batista, Difusão Científica: Vanessa Zambelli.

O presidente da GSK Brasil Farma, Alexey Kolchin visitou o Centro de Excelência para a Descoberta de Novos Alvos Moleculares (CENTD) nesta quarta (14). Neste encontro, Dr. Kolchin conheceu as pesquisadoras principais e as instalações do CENTD. O objetivo da visita foi conhecer melhor o projeto desenvolvido pelo CENTD, visando maior aproximação e novas parcerias com a Instituição.

O CENTD é fruto de uma parceria do Instituto Butantan com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e com a Farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK), e tem por objetivo descobrir e validar alvos terapêuticos para doenças de base imuno inflamatória. Neste projeto são utilizados venenos e secreções animais na validação de alvos terapêuticos, abrindo caminho para o desenvolvimento de novos fármacos.

     

Palestra - "Importância do sistema de patentes"

Instituto Butantan - 23/10/2017


Palestra - Importância do sistema de patentes

O presidente do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), Luiz Otávio Pimentel (foto), participou como palestrante, nesta quarta-feira, 18 de outubro, do Curso de Formação Executiva de Gestores de Inovação em Saúde do Instituto Butantan.

Pimentel apresentou o INPI, falou de sua gestão à frente desta instituição, discutiu com os alunos o sistema de propriedade intelectual e sobre as patentes na área da saúde.

O convite foi estendido à toda comunidade do Butantan, que pôde discutir com o convidado o atual sistema de patentes do país, além de tirar dúvidas e dar sugestões para a política vigente.

O Curso de Formação Executiva de Gestores de Inovação em Saúde do Instituto Butantan é uma iniciativa da Diretoria de Inovação, que tem como objetivo difundir essa cultura no Instituto, visando o desenvolvimento de pessoas preparadas para sugerir melhorias e inovações, aliado a um conjunto de novas visões, procedimentos e recursos que certamente potencializarão o crescimento institucional.

     

Butantan inaugura o CENTD

Instituto Butantan - 21/07/2017


Butantan inaugura o CENTD

Na última sexta feira, dia 21 de julho, foi inaugurado no Instituto Butantan, o Centro de Excelência para Descoberta de Novos Alvos Moleculares (Centre of Excellence in New Target Discovery - CENTD). O projeto é uma parceria do Instituto com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a farmacêutica
GlaxoSmithKline (GSK).

Estiveram presentes cerca de 180 pessoas, entre autoridades, convidados, pesquisadores, funcionários e colaboradores do Instituto e da Fundação Butantan.

A mesa foi composta por Dra. Ana Marisa Chudzinski Tavassi, Coordenadora do CENTD; Sr. Carlos Henrique Brito, Diretor Científico da FAPESP; Sr. Isro Gloger, Diretor do Programa Trust in Science da GSK; Sra. Joanna Crellin, Cônsul-Geral Britânica em São Paulo; Sr. Wasim Mir, Ministro Conselheiro da Missão Diplomática do Reino Unido; Prof. Dr. Dimas Tadeu Covas, Diretor do Instituto Butantan; e Dr. David Uip, secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

O objetivo do CENTD é identificar alvos moleculares e vias de sinalização envolvidas em doenças de base inflamatória, como a osteoartrite, a artrite reumatóide, câncer e doenças neurodegenerativas, através de venenos, toxinas, e moléculas isoladas de diversas secreções animais, bem como seus derivados peptídicos.

A parceria entre Butantan, GSK e FAPESP foi firmada no final de 2015 por um período de cinco anos. A coordenação do CENTD é da pesquisadora do Instituto Butantan Ana Marisa Chudzinski-Tavassi , que conta com a colaboração de vários pesquisadores, de seis linhas principais de pesquisa.

O Centro de Excelência em parceria com a GSK segue as normas do Programa FAPESP de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE) e dos Centros de Pesquisa em Engenharia apoiados pela Fundação, para a realização de pesquisas de longo prazo com empresas, o que possibilita a geração compartilhada de conhecimento em áreas de interesse comum, com grande potencial para aplicação de resultados.

Acesse ao Informe