Notícias

     

Oficina de Estruturação de um modelo de Negócios - a partir do projeto institucional

Instituto Butantan - 04/07/2018


Oficina de Estruturação de um modelo de Negócios - a partir do projeto institucional

Palestrantes:
Ana Marisa Chudzinski-Tavassi
Marcus Salusse
Cintia Retz Lucci

Datas: 20/06, 27/06 e 02/08
Duração: 16h
Modalidade: Presencial
Localização: Centro de Difusão Cientifica (CDC) e Biblioteca (Sala Cezário Motta)
Público: Instituto Butantan e Fundação Butantan

A Oficina visa auxiliar os participantes na compreensão e estruturação de um Modelo de Negócios, que os permita refletir sobre iniciar, expandir ou manter uma pesquisa científica/tecnológica, de acordo com sua relevância e impacto, para a saúde pública e para o mercado na área da saúde.

Objetivo:
Estimular os pesquisadores a estruturar um Modelo de Negócios para os projetos que estão desenvolvendo, baseado nas premissas que o IBU definiu para esta área.

     

MBA Gestão da Inovação em Saúde do Instituto Butantan e Biominas Brasil anunciam parceria voltada à educação em empreendedorismo

Instituto Butantan - 04/07/2018


Vagas Pós Doc


O Instituto Butantan, um dos maiores centros de pesquisa do Brasil, e a Biominas Brasil anunciam nesta terça-feira (3), uma importante parceria em educação em empreendedorismo e inovação na área de saúde.

A Biominas é uma instituição privada que atua no ramo de inovação e empreendedorismo no setor de ciências da vida.

Pela parceria, Biominas e Butantan, será possível ampliar a oferta de vagas para pesquisadores, empreendedores e profissionais no MBA em Gestão de Inovação em Saúde, já promovido com sucesso pelo Butantan nos últimos anos, e reconhecido como um dos melhores cursos em inovação no país.

Ao mesmo tempo, os parceiros irão desenvolver e oferecer uma ampla gama de novos cursos e módulos no formato de Ensino à Distância, por meio da plataforma online do Butantan, fazendo o uso da competência e experiência das duas instituições.

A Biominas irá trabalhar com o Butantan na divulgação dos cursos na sua ampla rede de contato entre os principais stakeholders (públicos-alvo) do setor de saúde, ciências da vida e biotecnologia e em seus eventos e atividades.

A coordenadora geral do MBA, Ana Marisa Chudzinski, Tavassi, explica que a Biominas tem uma grande malha de contatos com pesquisadores na área de inovação e saúde, contribuindo com a divulgação e o crescimento do curso do Butantan. Com o desmembramento do MBA e a disponibilização de disciplinas pela modalidade EAD, o acesso para quem não mora em São Paulo ficará ainda mais fácil. “Estes cursos online poderão ser feitos separadamente e eles entram no currículo como uma especialização”, afirmou Ana Marisa.

Com a iniciativa, Biominas e Butantan contribuem de forma significativa para a disseminação de informações, formação de recursos humanos e desenvolvimento da inovação em saúde no país.

“O fato de a Biominas aceitar esta parceria, para nós, foi de extremo significado”, disse Linda Bernardes, coordenadora pedagógica e de Ensino a Distância do MBA do Butantan.

O MBA do Butantan existe há cinco anos, já formou cerca de 100 profissionais e disponibiliza bolsas de estudo integrais para colaboradores com nível superior que atuem na área da saúde ou que queiram trabalhar com projetos inovadores. Embora as inscrições para bolsas tenham se encerrado na última sexta-feira, o curso disponibiliza novas vagas sempre que novas turmas estão prestes a serem abertas (acompanhe as novidades do MBA pela intranet e pelo Butantan Notícias).

Por Adriana Matiuzo (Assessoria de comunicação do Instituto Butantan)

Fonte: Butantan Notícias n.27


     

Vagas Pós Doc - Inscreva-se até dia 30 de julho

Instituto Butantan - 29/06/2018


Vagas Pós Doc

Três bolsas de Pós-Doutorado estão sendo oferecidas pelo Centro de Excelência para Descobertas de Alvos Moleculares (CENTD) do Instituto Butantan. As inscrições estão abertas e o prazo para candidatura encerra no dia 30 de julho de 2018.

São elas:
Bolsa de PD em Biologia Celular e Molecular
Bolsa de PD em Biologia Molecular
Bolsa de PD em Biologia de Sistemas e Bioestatística

Os candidatos interessados deverão fazer seu pedido de inscrição através do e-mail da Dra. Ana Marisa Chudzinski Tavassi (centd@butantan.gov.br; ana.tavassi@butantan.gov.br). Os documentos devem conter: carta de apresentação descrevendo realizações de pesquisa, curriculum vitae e duas cartas de recomendação.

O valor mensal da bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP, para os contemplados será de R$ 7.174,80 mensais e um fundo de contingência de pesquisa, equivalente a 15% do valor anual da bolsa e que deve ser gasto em itens diretamente relacionados às atividades de pesquisa.

Para mais informações, clique nos botões abaixo.


Biologia de Sistemas
e Bioestatística

Biologia Molecular

Biologia Celular
e Molecular

     

Butantan recebe ministra britânica

Instituto Butantan - 24/04/2018


Butantan recebe ministra britânica

Ministra britânica: Elizabeth Truss; Pesquisadoras principais: Denise Tambourgi (vice-coordenadora), Ana Maria Chudzinski-Tavassi (coordenadora).

No dia 11 de abril, o Instituto Butantan recebeu a visita da Ministra britânica Elizabeth Truss e sua comitiva. Secretária-chefe do Tesouro do Reino Unido, Truss foi recebida no CENTD (Centro de Excelência para Descoberta de Alvos Moleculares), pela Diretoria, além de ser apresentada à atuação do centro em visita à plataforma!

*Fonte: Informe Butantan Notícias n.15

     

Presidente da GSK Brasil Farma visitou o Centro de Excelência para a Descoberta de Novos Alvos Moleculares (CENTD)

Instituto Butantan - 20/03/2018


Presidente da GSK Brasil Farma visitou o Centro de Excelência para a Descoberta de Novos Alvos Moleculares (CENTD)

Pesquisadoras principais: Ana Maria Chudzinski-Tavassi (coordenadora), Catarina Teixeira, Denise Tambourgi (vice-coordenadora), Irina Kerkis, Olga Ibañez, Yara Cury, Presidente da GSK Brasil Farma: Alexey Kolchin, Gerente executiva: Isabel Batista, Difusão Científica: Vanessa Zambelli.

O presidente da GSK Brasil Farma, Alexey Kolchin visitou o Centro de Excelência para a Descoberta de Novos Alvos Moleculares (CENTD) nesta quarta (14). Neste encontro, Dr. Kolchin conheceu as pesquisadoras principais e as instalações do CENTD. O objetivo da visita foi conhecer melhor o projeto desenvolvido pelo CENTD, visando maior aproximação e novas parcerias com a Instituição.

O CENTD é fruto de uma parceria do Instituto Butantan com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e com a Farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK), e tem por objetivo descobrir e validar alvos terapêuticos para doenças de base imuno inflamatória. Neste projeto são utilizados venenos e secreções animais na validação de alvos terapêuticos, abrindo caminho para o desenvolvimento de novos fármacos.

     

Palestra - "Importância do sistema de patentes"

Instituto Butantan - 23/10/2017


Palestra - Importância do sistema de patentes

O presidente do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), Luiz Otávio Pimentel (foto), participou como palestrante, nesta quarta-feira, 18 de outubro, do Curso de Formação Executiva de Gestores de Inovação em Saúde do Instituto Butantan.

Pimentel apresentou o INPI, falou de sua gestão à frente desta instituição, discutiu com os alunos o sistema de propriedade intelectual e sobre as patentes na área da saúde.

O convite foi estendido à toda comunidade do Butantan, que pôde discutir com o convidado o atual sistema de patentes do país, além de tirar dúvidas e dar sugestões para a política vigente.

O Curso de Formação Executiva de Gestores de Inovação em Saúde do Instituto Butantan é uma iniciativa da Diretoria de Inovação, que tem como objetivo difundir essa cultura no Instituto, visando o desenvolvimento de pessoas preparadas para sugerir melhorias e inovações, aliado a um conjunto de novas visões, procedimentos e recursos que certamente potencializarão o crescimento institucional.

     

Butantan inaugura o CENTD

Instituto Butantan - 21/07/2017


Butantan inaugura o CENTD

Na última sexta feira, dia 21 de julho, foi inaugurado no Instituto Butantan, o Centro de Excelência para Descoberta de Novos Alvos Moleculares (Centre of Excellence in New Target Discovery - CENTD). O projeto é uma parceria do Instituto com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a farmacêutica
GlaxoSmithKline (GSK).

Estiveram presentes cerca de 180 pessoas, entre autoridades, convidados, pesquisadores, funcionários e colaboradores do Instituto e da Fundação Butantan.

A mesa foi composta por Dra. Ana Marisa Chudzinski Tavassi, Coordenadora do CENTD; Sr. Carlos Henrique Brito, Diretor Científico da FAPESP; Sr. Isro Gloger, Diretor do Programa Trust in Science da GSK; Sra. Joanna Crellin, Cônsul-Geral Britânica em São Paulo; Sr. Wasim Mir, Ministro Conselheiro da Missão Diplomática do Reino Unido; Prof. Dr. Dimas Tadeu Covas, Diretor do Instituto Butantan; e Dr. David Uip, secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

O objetivo do CENTD é identificar alvos moleculares e vias de sinalização envolvidas em doenças de base inflamatória, como a osteoartrite, a artrite reumatóide, câncer e doenças neurodegenerativas, através de venenos, toxinas, e moléculas isoladas de diversas secreções animais, bem como seus derivados peptídicos.

A parceria entre Butantan, GSK e FAPESP foi firmada no final de 2015 por um período de cinco anos. A coordenação do CENTD é da pesquisadora do Instituto Butantan Ana Marisa Chudzinski-Tavassi , que conta com a colaboração de vários pesquisadores, de seis linhas principais de pesquisa.

O Centro de Excelência em parceria com a GSK segue as normas do Programa FAPESP de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE) e dos Centros de Pesquisa em Engenharia apoiados pela Fundação, para a realização de pesquisas de longo prazo com empresas, o que possibilita a geração compartilhada de conhecimento em áreas de interesse comum, com grande potencial para aplicação de resultados.

Acesse ao Informe