Notícias

     

Palestra - "Importância do sistema de patentes"

Instituto Butantan - 23/10/2017


Palestra - Importância do sistema de patentes

O presidente do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), Luiz Otávio Pimentel (foto), participou como palestrante, nesta quarta-feira, 18 de outubro, do Curso de Formação Executiva de Gestores de Inovação em Saúde do Instituto Butantan.

Pimentel apresentou o INPI, falou de sua gestão à frente desta instituição, discutiu com os alunos o sistema de propriedade intelectual e sobre as patentes na área da saúde.

O convite foi estendido à toda comunidade do Butantan, que pôde discutir com o convidado o atual sistema de patentes do país, além de tirar dúvidas e dar sugestões para a política vigente.

O Curso de Formação Executiva de Gestores de Inovação em Saúde do Instituto Butantan é uma iniciativa da Diretoria de Inovação, que tem como objetivo difundir essa cultura no Instituto, visando o desenvolvimento de pessoas preparadas para sugerir melhorias e inovações, aliado a um conjunto de novas visões, procedimentos e recursos que certamente potencializarão o crescimento institucional.

     

Curso de formação executiva

Instituto Butantan - 04/9/2017


Curso de formação executiva

No dia 04 de setembro, teve início o Curso de Formação Executiva de Gestores de Inovação em Saúde para pesquisadores, diretores, gerentes e coordenadores do Instituto Butantan, interessados em tornar a gestão da inovação mais eficiente dentro da instituição.

Trata-se de uma iniciativa da Diretoria de Inovação, que tem como objetivo difundir essa cultura no Instituto, visando o desenvolvimento de pessoas preparadas para sugerir melhorias e inovações, aliado a um conjunto de novas visões, procedimentos e recursos que certamente potencializarão o crescimento institucional.

Clique aqui e saiba mais sobre essa iniciativa, através da entrevista realizada com a Diretora de Inovação, Ana Marisa Chudzinsk Tavassi.

A equipe do MBA Gestão da Inovação em Saúde preparou o novo curso e está à frente também dessa organização.

Ao todo, inscreveram-se 53 gestores, que no primeiro dia de aula já participaram não só das aulas, mas também de várias dinâmicas.

O curso tem formato semi-presencial (blended learning), e foi estruturado para o desenvolvimento teórico e prático de profissionais, para que possam acompanhar e fazer a gestão das etapas do processo de inovação em saúde.

As aulas presenciais são semanais, acontecem às segundas e quartas feiras das 17h00 às 20h30 e contam com corpo docente e conferencistas experientes, que adotam ferramentas e práticas bem-sucedidas de gestão da inovação, e oferecem aos participantes experiências de aprendizagem executiva que reúnem conteúdo acadêmico de alto nível, ministrado por docentes e pesquisadores, e experiências práticas, relatadas por profissionais do mercado.

Já as atividades a distância são realizados pela Internet, através da Plataforma Butantan Online, desenvolvida também pela equipe do MBA. Trata-se de um ambiente virtual de aprendizagem que possibilita ao aluno a realização de suas atividades nos horários mais adequados, de acordo com sua rotina.

Até o momento os gestores já passaram pelos módulos de Inovação, Inovação em Saúde, Design Thinking, Política Científica e Tecnológica, Cultura de Inovação nas Empresas , Da Ideia ao Produto, Gestão de Portfólio e Planejamento Estratégico.

Nessa semana estão discutindo o tema Propriedade Intelectual, e tiveram a oportunidade de debater com o Presidente do INPI , Prof. Dr. Luis Otávio Pimentel, o sistema de patentes do país, além de tirar dúvidas e dar sugestões para a política vigente.

O curso termina em novembro e até lá estão previstos ainda módulos sobre Lei da Inovação e o Papel dos NITs, Negociação, Transferência de Tecnologia e Compliance, Gestão de Projetos, Gestão de Marketing e Fontes de Financiamento.

A expectativa do curso é preparar gestores que buscam estruturar a inovação na instituição e ao mesmo tempo, difundir essa cultura no Butantan.

     

Butantan inaugura o CENTD

Instituto Butantan - 21/07/2017


Butantan inaugura o CENTD

Na última sexta feira, dia 21 de julho, foi inaugurado no Instituto Butantan, o Centro de Excelência para Descoberta de Novos Alvos Moleculares (Centre of Excellence in New Target Discovery - CENTD). O projeto é uma parceria do Instituto com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a farmacêutica
GlaxoSmithKline (GSK).

Estiveram presentes cerca de 180 pessoas, entre autoridades, convidados, pesquisadores, funcionários e colaboradores do Instituto e da Fundação Butantan.

A mesa foi composta por Dra. Ana Marisa Chudzinski Tavassi, Coordenadora do CENTD; Sr. Carlos Henrique Brito, Diretor Científico da FAPESP; Sr. Isro Gloger, Diretor do Programa Trust in Science da GSK; Sra. Joanna Crellin, Cônsul-Geral Britânica em São Paulo; Sr. Wasim Mir, Ministro Conselheiro da Missão Diplomática do Reino Unido; Prof. Dr. Dimas Tadeu Covas, Diretor do Instituto Butantan; e Dr. David Uip, secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

O objetivo do CENTD é identificar alvos moleculares e vias de sinalização envolvidas em doenças de base inflamatória, como a osteoartrite, a artrite reumatóide, câncer e doenças neurodegenerativas, através de venenos, toxinas, e moléculas isoladas de diversas secreções animais, bem como seus derivados peptídicos.

A parceria entre Butantan, GSK e FAPESP foi firmada no final de 2015 por um período de cinco anos. A coordenação do CENTD é da pesquisadora do Instituto Butantan Ana Marisa Chudzinski-Tavassi , que conta com a colaboração de vários pesquisadores, de seis linhas principais de pesquisa.

O Centro de Excelência em parceria com a GSK segue as normas do Programa FAPESP de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE) e dos Centros de Pesquisa em Engenharia apoiados pela Fundação, para a realização de pesquisas de longo prazo com empresas, o que possibilita a geração compartilhada de conhecimento em áreas de interesse comum, com grande potencial para aplicação de resultados.