Eventos

     

evento externo

InternoPúblico: Instituto Butantan, Fundação Butantan e público externo


Exposição: É Vital!

Exposição: É Vital!

Quando você se olha no espelho, o que vê?

Cada um enxerga seu próprio corpo de uma forma diferente. Isso porque temos características únicas. Mas, longe do espelho todos temos o nosso ‘Eu’ biológico, onde se realizam um dos fenômenos mais maravilhosos que existem: a vida!

O corpo humano é uma estrutura complexa, composta por trilhões de células, que, trabalhando juntas, permitem que os humanos sobrevivam e se reproduzam. Da mesma forma, laboratórios também são estruturas complexas, compostos por centenas de equipamentos trabalhando juntos para o desenvolvimento da pesquisa.

Algumas pessoas, por ofício, podem contemplar, com detalhe, o corpo humano, entender como cada órgão exerce sua função e como são organizados. Ao olhar de perto, podem perceber que, da mesma maneira que o espelho reflete a diversidade de cada ser, os órgãos refletem uma diversidade de características que os tornam únicos.

Para celebrar o seu 2º Aniversário, o CENTD tem o prazer de exibir a exposição “É Vital!”. Nossa intenção é compartilhar a beleza da diversidade que cada órgão apresenta. Além disso, queremos fazer uma analogia entre os órgãos vitais e alguns equipamentos (também vitais) que se encontram nos nossos laboratórios e não podem ser facilmente acessados.

As fotos aqui exibidas são parte de um árduo e minucioso trabalho, com o objetivo maior de ultrapassar as fronteiras dos laboratórios e promover o avanço da pesquisa científica. Este trabalho proporciona novas possibilidades de prevenção, diagnóstico e tratamento de inúmeras doenças, contribuindo sempre para a continuidade desse fenômeno maravilhoso que é a vida!

Abertura: dia 18/07 (quinta-feira)
Horário: 10h
Local: Casa Afrânio do Amaral (Instituto Butantan)
Avenida Vital Brasil, 1500.
Aberto ao público em geral.

     

evento externo

InternoPúblico: Instituto Butantan, Fundação Butantan e público externo


Microscópio na Rua!

Microscópio na Rua!

Esta atividade faz parte da programação do 2° aniversário do Centro de Excelência para Descobertas de Alvos Moleculares (CENTD). Esta é mais uma iniciativa do CENTD que visa à difusão do conhecimento científico a todos os públicos.

A proposta é que as pessoas mantenham seus trajetos e que durante alguns minutos possam vivenciar a experiência fascinante de olhar através de um microscópio. Essa será mais uma forma de apresentar a todos a pesquisa inovadora que vem sendo desenvolvida neste projeto.

Quando? 21/07/19 das 10h00 as 15h00
Onde? Estação de Metro São Paulo - Morumbi (Linha Amarela)

     

palestra externa

InternoPúblico: Instituto Butantan, Fundação Butantan e público externo


Valuation: Como valorar o portfolio de PI das universidades, instituições e start-ups: desafios, ferramentas e cases

Valuation: Como valorar o portfolio de PI das universidades, instituições e start-ups: desafios, ferramentas e cases

Saber o valor de seu negócio e de sua empresa é uma necessidade estratégica e pontual.

No evento Café com Inovação serão apresentadas algumas ferramentas úteis, com uma visão de quem atua no mercado.

O Café com Inovação é um evento do Instituto Butantan, organizado pela DDI (Diretoria de Inovação) através da Coordenação de Difusão do CENTD (Centro de Descoberta de Novos Alvos Moleculares) e da Coordenação do MBA Gestão da Inovação em Saúde.

Trata-se de uma roda de conversa sobre Empreendedorismo Científico e Negócios na área da saúde.

O objetivo é incentivar e promover entre pesquisadores, pós-graduandos, graduandos, gestores de P&D e NITs maior conhecimento sobre a legislação de inovação, bem como ajudá-los a identificar e utilizar os incentivos previstos.

O Café com Inovação é aberto também para empreendedores e para toda a comunidade que deseja aprender mais sobre empreendedorismo e inovação.

Contará com a participação e mentoria dos sócios Ricardo Remer e Simone Villaça do reconhecido escritório REMER VILLAÇA & NOGUEIRA que atua na prestação de consultoria empresarial e assessoria voltada à proteção de propriedade intelectual e gestão de ativos intangíveis em diversas áreas.

Não perca essa oportunidade de aprender e tirar dúvidas sobre seu próprio negócio, seja ele uma pesquisa inovadora ou um projeto empreendedor.

As inscrições podem ser feitas até o dia 06/06.

Data: 07 de junho
Horário: 09h às 12h
Local: Centro de Difusão Científica (CDC - Instituto Butantan)
Evento gratuito e as vagas são limitadas.

Clique aqui e faça sua inscrição


Anote na sua agenda os próximos eventos e participe!

02 de agosto
Redes de NITs: formação, vantagens e desafios

12 de setembro
Vitrine Tecnológica: melhores práticas para oferta de tecnologia

04 de outubro
Os 05 princípios fundamentais em negociação de intangíveis

01 de novembro
Vamos falar de compliance?

     

palestra externa

InternoPúblico: Instituto Butantan, Fundação Butantan e público externo


O pesquisador empreendedor: Sugestões para um projeto de sucesso

O pesquisador empreendedor: Sugestões para um projeto de sucesso

O Instituto Butantan promoverá em 2019, através da DDI (Diretoria de Inovação) e do CENTD (Centro de Excelência para a Descoberta de Novos Alvos Moleculares), o evento Café com Inovação, que será realizado mensalmente das 9h às 12h no Centro de Difusão Científica (CDC), situado na Avenida Vital Brasil 1500 - Butantã, São Paulo - SP.

As inscrições para o primeiro café cujo tema será O PESQUISADOR EMPREENDEDOR- SUGESTÕES PARA UM PROJETO DE SUCESSO devem ser feitas até o dia 09 de Maio e são gratuitas.

O evento Café com Inovação são palestras sobre Empreendedorismo Científico e Negócios na área da saúde. Seu objetivo é incentivar e promover entre pesquisadores, pós graduandos, graduandos, gestores de P&D e NITs maior conhecimento sobre a legislação de inovação, bem como ajudá-los a identificar e utilizar os incentivos previstos.

O evento objetiva ainda difundir a cultura empreendedora para criação de novos negócios e a elaboração e desenvolvimento de planos de negócio para projetos.

O Café com Inovação é aberto também para empreendedores e para toda a comunidade que deseja aprender mais sobre empreendedorismo.

Contará com a participação e mentoria dos sócios Ricardo Remer e Simone Villaça do reconhecido escritório REMER VILLAÇA & NOGUEIRA que atua na prestação de consultoria empresarial e assessoria voltada à proteção de propriedade intelectual e gestão de ativos intangíveis em diversas áreas. Eles estarão presentes em todos os encontros, tirando dúvidas e dando orientações a respeito dos temas levados pelos participantes para esses encontros, gratuitamente.

Anote na sua agenda e participe!
Vagas limitadas.

Palestrantes:
Ricardo Remer - Graduado em Engenharia Química (UFPR); Mestre em Ciências – Biologia Celular e Molecular pelo Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ); Doutorando em Ciências – Genética (UFRJ). Pós-graduado em Direito de Propriedade Intelectual pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, Rio de Janeiro e MBA em Gestão Empresarial também pela FGV/RJ. Professor na pós-graduação em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica (Propriedade Intelectual) na UNICAMP (2008-atual). Tutor dos cursos DL 301 Patentes e DL 204 Biotecnologia e Propriedade Intelectual da Academia da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) (2009-atual). Sócio-fundador do escritório Remer Villaça & Nogueira, que atua há mais de 15 anos em Consultoria e Gestão Estratégica da Propriedade Intelectual, Patentes e Transferência de Tecnologia. Empreendedor na BIOTECAM, startup com foco em Biotecnologia e Meio Ambiente, incubada na incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ.

Simone Villaça -Graduada em Direito (1992) e advogada desde 1994. Atuou como Defensora Pública do Estado do Rio de Janeiro (1994-1999). Mestre pela Universidade de Harvard (ALM 2002). Passou por grandes escritórios de advocacia antes de se tornar sócia de Remer Villaça & Nogueira Propriedade Intelectual e de Villaça Advogados Associados. Simone se especializou em negociação e litígio de propriedade intelectual, dando suporte a clientes nacionais e internacionais de diversos ramos, como Químico, Farmacêutico, Automotivo, Biotecnológico, Design, Moda e NITS de Universidades. É Diretora de Ética da ASPI (Associação Paulista da Propriedade Intelectual) para o binômio de 2018-2019 e mentora convidada do programa W3D (Women in Diplomacy, Development and Defense) da Harvard Business School.

Data: 10/05/2019
Horário: 09h às 12h
Local: Centro de Difusão Científica (CDC - Instituto Butantan)

Inscrições encerradas

     

palestra externa

InternoPúblico: Instituto Butantan, Fundação Butantan e público externo


XV Congress of the Brazilian Society of Toxinology

XV Congress of the Brazilian Society of Toxinology

Caros colegas e amigos,
A Sociedade Brasileira de Toxinologia SBTx, convida a todos para participar de nosso XV Congresso, que será realizado de 26 a 29 de maio de 2019, na cidade de São Pedro (Hotel Fonte Colina Verde), SP, Brasil.

O Congresso oferecerá um programa científico que irá abranger diversos temas no campo da Toxinologia, incluindo aspectos estruturais, moleculares e clínicos. Pesquisadores, brasileiros e estrangeiros, que se destacam na área de Toxinologia estarão presentes neste evento e participarão de conferências, simpósios e painéis de discussão.

Gostaríamos de incentivar a participação de jovens pesquisadores e estudantes, pois esta será uma incrível oportunidade de apresentar seus dados e interagir com pesquisadores renomados. Para tanto, os membros do “SBTx Jovem” estão preparando atividades que vão possibilitar uma grande interação entre todos.

No site do Congresso, você encontra todas as informações sobre os prazos para inscrição, envio de resumos. O congresso será realizado no Hotel Fonte Colina Verde que oferece pacotes especiais aos participantes do evento.

Site link: http://toxinology2019.com.br/message/

Data: 26/05/2019 a 29/05/2019
Local: Hotel Fazenda Fonte Colina Verde - São Pedro, SP

     

InternoPúblico: Instituto Butantan, Fundação Butantan e público externo


Trends in Biotech & Research

Trends in Biotech & Research

Palestrante:
Somasekar Seshagiri - O Dr. Sekar Seshagiri é diretor associado e cientista da equipe da Genentech, onde dirige um laboratório de genômica de última geração. Ele é um dos principais especialistas na área de pesquisa, genômica e sequenciamento de câncer. Ele é autor e co-autor de mais de setenta artigos em revistas especializadas, incluindo Science and Nature. Seu laboratório está na vanguarda da compreensão das mudanças genéticas subjacentes nos genomas do câncer. Por meio de técnicas como sequenciamento de próxima geração, ele identifica sistematicamente mutações em um grande número de tipos e subtipos de câncer. Dr. Sekar também está envolvido no desenvolvimento de marcadores diagnósticos e prognósticos para permitir a terapia de câncer personalizada. Além disso, seu laboratório está interessado em aplicar a genômica para responder a diversas questões biológicas.

Programação:
Genoma de referência da cobra Naja naja indiana permite uma visão ampla dos genes de sua glândula de veneno.
09h30 às 09h55

Acesse ao conteúdo desta palestra


Utilizando a genômica para descoberta de mutações ligadas ao câncer e desenvolvimento de fármacos.
10h00 às 10h25

Acesse ao conteúdo desta palestra


Café
10h25

Inscrições encerradas

Data: 21/12/2018
Horário de início: 09h30
Local: Auditório do Centro de Difusão Científica (CDC - Instituto Butantan)

     

palestra externa

InternoPúblico: Instituto Butantan, Fundação Butantan e público externo


Dicas e ferramentas para publicar com sucesso em revistas de alto impacto: perspectivas da família Science

Dicas e ferramentas para publicar com sucesso em revistas de alto impacto: perspectivas da família <i>Science</i>

Já pensou em publicar na Science? A Dra. Philippa Benson é editora da revista Science Advances. Com vasta experiência na área, ela discutirá os principais aspectos que levam ao aceite ou rejeição de trabalhos em revistas de alto impacto. Após a palestra, você poderá tirar dúvidas diretamente com a editora. Aproveite essa oportunidade!

*Palestra em inglês | Gratuito


Palestrante:
Dra. Philippa J. Benson - Managing Editor, Science Advances


Data: 25/10/2018
Horário: 09h30
Local: Auditório da casa de cultura japonesa

     

palestra externa

InternoPúblico: Instituto Butantan, Fundação Butantan e público externo


Innate immunity: more than a guard against invading pathogens

Innate immunity: more than a guard against invading pathogens

O Instituto butantan irá receber, no dia 28/08/18, a visita de um importante pesquisador americano. O pesquisador, Dr John Lambris, University of Pennsylvania, Philadelphia (USA), dará uma palestra às 11h no Auditório do Centro de Difusão Científica (CDC - Instituto Butantan).

Palestrante:
Dr. John Lambris - É professor do Departamento de Patologia e Medicina Laboratorial da Universidade da Pensilvânia, Filadélfia, EUA.

Usando Complemento como um sistema modelo, o Dr. Lambris aplica ideias e métodos da engenharia, ciência da computação, física, química, biomedicina e outros campos para estudar a estrutura e as funções do sistema do complemento.

O Dr. Lambris publicou mais de 450 artigos em periódicos revisados ​​por pares (índice H> 100, citações> 37.000) e é editor de vários livros e edições de periódicos especiais. O Dr. Lambris é o fundador e diretor executivo da Aegean Conferences, uma organização educacional independente e sem fins lucrativos.

Ele é o inventor de patentes e / ou pedidos de patente que descrevem o uso de inibidores do complemento para fins terapêuticos; fundador da Amyndas Pharmaceuticals, que está desenvolvendo inibidores de complemento para aplicações clínicas, e inventor da tecnologia de compstatina licenciada para a Apellis Pharmaceuticals.

Sua publicação de 1988 sobre a geração do primeiro anticorpo monoclonal para C5 liderou o desenvolvimento de anticorpos anti-C5 terapêuticos, como o eculizumab (Soliris).

Ele também atua como membro do Conselho Editorial de vários periódicos revisados ​​por pares e atuou como presidente da International Complement Society.

O Dr. Lambris recebeu mais de US$ 50 milhões em financiamento de pesquisas de várias instituições e agências, incluindo o Instituto Nacional de Saúde (NIH), a National Science Foundation (NSF), a American Cancer Society, a European Molecular Biology Organisation (EMBO) e a National Research Foundation of Greece.

Data: 28/08/2018
Horário: 11h00
Local: Auditório do Centro de Difusão Científica (CDC - Instituto Butantan)

     

palestra externa

InternoPúblico: Instituto Butantan, Fundação Butantan e público externo


Ciência, Arte & Inovação

Ciência, Arte & Inovação

Programação:

Abertura do evento
09h30 às 09h45
Ana Marisa Chudzinski-Tavassi

Perspectivas atuais e futuras no controle da artrite
09h45 às 10h30
Fernando Queiroz Cunha

Café e abertura da exposição de aquarelas
10h30 às 11h00
Lilian Arbex

Projetos Inovadores & Propriedade Intelectual
11h00 às 11h45
Ricardo Remer

Encerramento
11h45 às 12h00

Artista Plástica:
Lilian Arbex - Desenvolveu sua carreira artística, especialmente como aquarelista e gravadora, nas duas últimas décadas.
Graduada em Farmácia e Bioquímica e Desenho Industrial/Programação Visual, pós-graduação em Design Gráfico, é responsável pelo International Watercolor Society - Brazil. Foi Diretora Cultural da ABA - Associação Brasileira de Aquarela e da Arte sobre Papel. Tive a oportunidade de ter aulas de aquarela com artistas como Fang e Galina Sheetkof. Além da aquarela, incrementou suas atividades com cursos em outras técnicas, como: Gravura em Metal, no Atelier Iole Di Natale (SP), Escultura Não-Figurativa, no Atelier BarrOco (MG), com Heloisa Alvim, Acquerellografia - Contemporary and Experimental Engraving – com Roberto Mazzetto (Tintoretto – Veneza, Itália), Encáustica, no Espaço Contempoarte (SP), workshop de aquarela na Scuola Internazionale di Graphica, Veneza, Itália, Gravura em Metal, no Atelier de Gravura da ECA/USP e SESC Pompéia (SP), com aulas de Evandro Carlos Jardim, e Buril com João Mazzotti, Pensamento Visual, com Carlos Fajardo.
Ministrou workshops de aquarela anualmente no evento “Universo da Aquarela”, em São Paulo, SP, e no Espaço Viver a Vida, em Cotia, SP. Algumas de suas pinturas e gravuras pertecem a coleções privadas e públicas, como Pinacoteca do Estado de São Paulo e Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, Banco Bradesco, Secretaria de Esportes de São Paulo, entre outras.

Palestrantes:
Fernando de Queiroz Cunha - Professor Titular de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, SP (FMRP-USP). Tem experiência na área de Imuno-farmacologia, com ênfase em Doenças Inflamatórias, atuando principalmente nos seguintes temas: sepse, artrite reumatoide, mecanismos envolvidos em lesões tissulares, migração de leucócitos, resposta imune inata e citocinas. Membro das seguintes Academias de Ciência: Academia Mundial de Ciências (TWAS), Academia Brasileira de Ciência (ABC), Academia de Ciência do Estado de São Paulo, Academia Ribeirão-pretana de Ciência. Atualmente é coordenador do CRID - Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CEPID-FAPESP). Coordenador do Instituto de Estudos Avançados USP- Polo de Ribeirão Preto, Consultor ad doc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Financiadora de Estudos e Projetos, e CAPES. Representante titular da USP no Conselho do Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto. Publicou mais de 500 artigos científicos em revistas de circulação internacional, que receberam mais 20.000 citações, tendo índice H de 70 (Scopus).

Ricardo Remer - Graduado em Engenharia Química (UFPR); Mestre em Ciências – Biologia Celular e Molecular pelo Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ); Doutorando em Ciências – Genética (UFRJ). Pós-graduado em Direito de Propriedade Intelectual pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, Rio de Janeiro e MBA em Gestão Empresarial também pela FGV/RJ. Professor na pós-graduação em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica (Propriedade Intelectual) na UNICAMP (2008-atual). Tutor dos cursos DL 301 Patentes e DL 204 Biotecnologia e Propriedade Intelectual da Academia da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) (2009-atual). Sócio-fundador do escritório Remer Villaça & Nogueira, que atua há mais de 15 anos em Consultoria e Gestão Estratégica da Propriedade Intelectual, Patentes e Transferência de Tecnologia. Empreendedor na BIOTECAM, startup com foco em Biotecnologia e Meio Ambiente, incubada na incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ.

Data: 20/07/2018
Horário: 09h30 - 12h
Local: Auditório do Centro de Difusão Científica (CDC - Instituto Butantan).

     

palestra externa

InternoPúblico: Instituto Butantan, Fundação Butantan e público externo


Como utilizar o Integrity: Base de Dados em Fármacos e Biológicos

Como utilizar o Integrity: Base de Dados em Fármacos e Biológicos

Palestrante:
Sergio Delarcina - Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo (1994), mestre em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo (2001) e MBA em Conhecimento Tecnologia e Inovação pela FIA-SP (2007). Atuou durante 15 anos em P&D no setor privado, sendo autor de 3 patentes concedidas. Atualmente é Especialista de Soluções em Life Sciences na empresa Clarivate Analytics.

Resumo do Treinamento:
O INTEGRITY é uma ferramenta que integra dados biológicos, químicos e farmacológicos de mais de 530.000 moléculas com potencial atividade farmacológica e aplicação terapêutica, oferecendo uma solução de conhecimento exclusiva, projetada para viabilizar todas as etapas das atividades de pesquisa e desenvolvimento de fármacos e biológicos. O treinamento permitirá que o usuário da ferramenta possa se familiarizar em realizar pesquisas simples e avançadas, explorando as 13 áreas de conhecimento disponíveis, permitindo análise rápida de informação e priorização nas etapas de P&D.

Data: 22/06/2018
Horário: 09h30 - 12h
Local: Auditório do Centro de Difusão Científica (CDC - Instituto Butantan).

     

palestra externa

InternoPúblico: Instituto Butantan, Fundação Butantan e público externo


2nd International Symposium on Drug Discovery in Academia (ISDDA 2018)

2nd International Symposium on Drug Discovery in Academia (ISDDA 2018)

On behalf of the Centre of Excellence in New Target Discovery and SPARK-Brazil Program it is a great pleasure to announce the 2nd International Symposium on Drug Discovery in Academia (ISDDA 2018).

The primary goal of this symposium is to provide a forum for timely discussion of the latest findings from leaders in the field of drug discovery and development. As a result, we hope the symposium will foster new ideas and collaborations to accelerate translation. Attendees will hear state-of- art presentations on a broad array of topics, including target identification, high-throughput screen, translating basic research into clinics, academia- industry partnerships and project management. Invited speakers represent world reference institutions in Drug Discovery and Development, including Stanford University and GlaxoSmithKline (GSK), as we further broaden our international scope and partnerships.

The planned agenda includes 2 fast-paced sessions during 1 day, set in a forum that promotes the relaxed exchange and discussion of cutting edge research in drug discovery and development.

I hope you will find the symposium an educational experience and a great opportunity to network with scientists from around the world who are dedicated to building healthier lives.

Date: 06/06/2018
Location: Investe São Paulo - São Paulo, SP / Brazil.

Official site

     

palestra externa

InternoPúblico: Instituto Butantan, Fundação Butantan e público externo


Terapias alternativas para o reparo da cartilagem

Terapias alternativas para o reparo da cartilagem

Palestrante:
Eliane Antonioli - Pesquisadora do Programa Locomotor do Hospital Israelita Albert Einstein. Doutora em Biologia Celular pela UNICAMP; realizou pós-doutoramento no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa (IIEP) do Hospital Israelita Albert Einstein. Docente- colaboradora do curso de Pós-graduação stricto sensu: Ciências da Saúde da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein. Desenvolve projetos de pesquisa com objetivos voltados para terapias alternativas para o reparo da cartilagem, como terapia celular, biomoléculas e biomateriais.

Data: 11/05/2018
Horário: 9h
Local: Auditório do Centro de Difusão Científica (CDC - Instituto Butantan).

     

palestra externa

InternoPúblico: Instituto Butantan, Fundação Butantan e público externo


Cultura celular em 3D - Cell organoids for drug screening and disease modelling

Cultura celular em 3D - Cell organoids for drug screening and disease modelling

Palestrante:
Glauco Souza, PhD - Químico com Mestrado e Doutorado em Físico-Química pela The George Washington University (Washington DC, EUA) e co-inventor de todas as patentes relacionadas à Cultura Celular em 3D. Atualmente é Professor Adjunto do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas (Houston, EUA) e Diretor de Desenvolvimento de Negócios Globais e Inovação em Cultura Celular em 3D, na Greiner Bio-One GmbH (Frickenhausen, Alemanha).

Data: 07/05/2018
Horário: 14h00min
Local: Auditório Museu Biológico / Instituto Butantan.


Acesse ao folder


     

palestra externa

InternoPúblico: Instituto Butantan, Fundação Butantan e público externo


Palestra: Biologia de Sistemas para quem não é bioinformata

Palestra: Biologia de Sistemas para quem não é bioinformata

A Biologia de Sistema tem sido usada para desvendar os mecanismos moleculares por trás de várias doenças e vacinas. No entanto, para mergulhar no mar de dados gerados por ela, pesquisadores devem utilizar métodos e análises complexas que são pouco acessíveis (ou compreensíveis) para quem não é bioinformata. A palestra irá mostrar os esforços do Laboratório de Biologia de Sistemas Computacional em desenvolver ferramentas amigáveis que permitem qualquer um, principalmente quem não é bioinformata, a navegar neste mar de dados e, assim, pescar boas ideias.


Palestrante:
Helder Nakaya - Biólogo da Universidade de São Paulo e doutor em Bioquímica pelo Departamento de Bioquímica do IQ USP. O doutorado foi voltado para a área de Biologia Molecular e Bioinformática. De 2008 a 2011, como pós-doutor na Emory University, Atlanta (USA) pesquisou o mecanismo de atuação de vacinas em células do sistema imune utilizando técnicas em larga escala. Se tornou professor assistente do Departamento de Patologia da Emory University em 2011, onde utiliza a biologia de sistemas para prever e entender a resposta imune a diferentes vacinas. Atualmente é docente do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e professor adjunto da Emory University. É membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (Laboratório de Biologia de Sistemas Computacional).

Data: 11/04/2018
Horário: 9h30min
Local: Auditório do Centro de Difusão Científica (CDC - Instituto Butantan)

     

palestra externa

InternoPúblico: Instituto Butantan, Fundação Butantan e público externo


Advisory Board Meeting

Advisory Board Meeting

2nd Advisory Board Meeting
13th - 14th November 2017

Place: Av. Vital Brasil, 1500
Butantã - São Paulo/SP
Espaço Centro de Difusão Científica (CDC)

Acesse a agenda do evento

     

palestra externa

InternoPúblico: Instituto Butantan, Fundação Butantan e público externo


Aplicando High Content Screening (HCS) no desenvolvimento de novas drogas: tipos de morte celulare vias de sinalização

Aplicando High Content Screening (HCS) no desenvolvimento de novas drogas: tipos de morte celulare vias de sinalização

Palestrante:
Débora Levy - Possui graduação em Biomedicina pela Universidade de Mogi das Cruzes (2002) e doutorado em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2007). Tem experiência na área de genética, biologia molecular e triagem de fármacos atuando principalmente nos seguintes temas: resistência a múltiplas drogas, High Content Screening e morte celular. Atualmente é pesquisadora científica no Laboratório de Genética e Hematologia Molecular (LIM-31) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Data: 09/11/2017
Horário: 10h00 às 11h00
Local: Auditório do Centro de Difusão Científica (CDC - Instituto Butantan)

     

palestra externa

InternoPúblico: Instituto Butantan, Fundação Butantan e público externo


Aspectos tecnológicos do sequenciamento em larga escala e o potencial dos equipamentos Illumina em projetos genômicos

Aspectos tecnológicos do sequenciamento em larga escala e o potencial dos equipamentos Illumina em projetos genômicos

Palestrante:
Marcia Dellamano - Bióloga, formada pela Unesp de São José do Rio Preto. Possui mestrado em Oncologia Molecular pela Fundação Antonio Prudente- Hospital AC Camargo/Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Cancer de São Paulo/SP. Doutora em Biotecnologia, pela Universidade Federal de São Carlos e Pós doutora pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/ Petrópolis-RJ) na Unidade de Genômica Computacional. Possuí experiência profissional nas diversas plataformas de Sequenciamento de Nova Geração (NGS- Next Generation Sequencing), atuou como especialista de aplicações de campo nas empresas: Life Technologies, com o sitema SOLiD de sequenciamento, na Roche Diagnóstica: com as plataformas 454 e GS Junior. Possuí experiência dentro da área de aplicações clínicas com a utilização da tecnologia de NGS, na qual foi responsável pela construção e implementação do fluxo de trabalho no laboratório Mendelics Análise Genômica em São Paulo e atuou como Gerente de Informação molecular para Foundation One na Roche Farmacêutica. Atualmente, é Especialista de Aplicações em NGS para as plataformas Illumina atuando tanto no Brasil, quanto na América Latina.

Data: 18/10/2017
Horário: 10h00 às 11h30
Local: Sala Cezário Motta (Biblioteca)

     

palestra externa

InternoPúblico: Instituto Butantan, Fundação Butantan e público externo


Treinamento Citometria de Fluxo com Imagem

Treinamento Citometria de Fluxo com Imagem

Palestrante:
Matheus Correa Costa - PhD Field Application Scientist - Merck
Claudia Emanuele - PhD Field Application Scientist - Merck


Data: 18/09/2017
Horário: 13h00 às 17h00
Local: Auditório do Centro de Difusão Científica (CDC - Instituto Butantan)

Event scheduling:
13h00 às 14h30
Tecnologia Amnis – Citometria de Fluxo com imagem: princípios e aplicações
14h30 às 15h00
Coffee Break
15h00 às 16h30
Análise quantitativa da imagem: explorando o potencial da tecnologia Amnis

Acesse ao Informe

     

palestra externa

InternoPúblico: Instituto Butantan, Fundação Butantan e público externo


1st Symposium on High Impact Publications

1st Symposium on High Impact Publications

Speakers:
Ana Marisa Chudzinski-Tavassi - Coordenator of the Centre of Excellence in New Target Discovery.
Carlos Henrique de Brito Cruz - FAPESP Scientific Director.
Eduardo Magalhães Rego - Editor of the Brazilian Journal of Medical and Biological Research.
Glenn King - Editor-in-chief Toxicon.
Hugo Aguirre Armelin - CeTICS Coordinator; Scientific Leader-Butantan Institute, Full Professor at University of Sao Paulo.
Philippa Benson - Managing Editor, Science Advances.
Jay W. Fox - Associate Director, Laboratory Infrastructure of Cancer Center at Univerisity of Virginia Health System.
Sergio Verjovski-Almeida - Scientific Leader-Butantan Institute Full Professor at University of Sao Paulo.

Data: 08/09/2017
Horário: 13h00 às 17h00
Local: Auditório do Centro de Difusão Científica (CDC - Instituto Butantan)

Programming
10h00
Welcome words
10h05
Challenges for Raising the International Scientific Impact of the Research in Brazil
10h25
Challenges for publishing clinical research
10h40
Ten ways to get your paper rejected by Toxicon and other journals
10h55
Tips from the Science Family of journals: Meeting the Challenges of High Impact Publishing (Remote)
11h15
Round Table Discussion

Acesse ao Informe

     

palestra externa

InternoPúblico: Instituto Butantan, Fundação Butantan e público externo


Centers of Excellence Meeting

Centers of Excellence Meeting

Palestrantes:
Jay W. Fox - University of Virginia.
Dra. Mariana Gazzotti - GSK/Brasil.
Arlene G. Corrêa - DQ-UFSCar.
Anita J. Marsaioli - IQ-UNICAMP.
Ana Marisa Chudzinski-Tavassi - Instituto Butantan.
Miryam Paola Alvarez Flores - Instituto Butantan.
Isadora Maria Villas Boas - Instituto Butantan.
Flavio Lichtenstein - Instituto Butantan.
Nicole Caroline Mambelli - Instituto Butantan.

Data: 01/09/2017
Horário: 14h00 às 18h00
Local: Auditório do Centro de Difusão Científica (CDC - Instituto Butantan)

Programming
14h00 às 14h30
How to manage a research core and infrastructure in Centers
14h30 às 14h45
GSK/ BRASIL GlaxoSmithKline's Research and Development Pipeline
14h45 às 15h15
Centre of Excellence for Research in Sustainable Chemistry (CERSusChem): scientific and technological goals
15h15 às 15h45
Multienzymatic cascade process and enzymatic reactors
15h45 às 16h00
Coffee Break
16h00 às 16h10
Center of Excellence in Target Discovery (CENTD): scientific and technological goals
16h10 às 16h25
Potential therapeutic targets and mechanisms of transcriptional regulation in an in vitro model of osteoarthritis treated with Lonomia obliqua derived-molecules
16h25 às 16h40
Premolis semirufa’s caterpillar poison induces inflammatory response in human articular chondrocytes
16h40 às 16h55
Immunogenic Cell Death Induced by Amblyomin-X in equine tumor model
16h55 às 17h10
Co-Localization Of Crotamine With Internal Membranes And Accentuated Accumulation In Tumor Cells
17h10 às 17h30
Discussion and Concluding Remarks

Acesse ao Informe

     

palestra externa

InternoPúblico: Instituto Butantan, Fundação Butantan e público externo


Palestra: Trends in Biotech & Research

Palestra: Trends in Biotech & Research

Palestrantes:
Prof. Dr. Hansjörg Hauser - Head of Department of Scientific Strategy, Helmholtz Centre for Infection Research GmbH- Germany. Chair: Ana Maria Moro (Diretor of Biopharmaceuticals in Animal Cells).

Prof. Dr. Zia Shariat-Madar - Department of Biomolecular Sciences, Division of Pharmacology University of Mississippi, U.S.A. Chair: Vanessa Olzon Zambelli (Scientific Difusion - CENTD).

Data: 03/08/2017
Horário: 9h30 às 11h15
Local: Auditório do Centro de Difusão Científica (CDC - Instituto Butantan)

Event scheduling:
09h30 às 10h15
New mammalian cell lines for biotechnology and research
10h15 às 10h30
Coffee
10h30 às 11h15
Identification of medicinal plant extracts and plant-derived compounds that inhibit Hageman Factor (FXIIa)

Acesse ao Informe

     

palestra externa

InternoPúblico: Instituto Butantan, Fundação Butantan e público externo


Save the date - Cerimônia de inauguração do CENTD

Save the date - Cerimônia de inauguração do CENTD

Palestrante:
Kevin Madauss - Programme Manager Trust in Science at GlaxoSmithKline

Kevin iniciou suas atividades na GlaxoSmithKline em 2001, é integrante da equipe de Biologia Estrututral.

Data: 21/07/2017
Horário: 10h00
Local: Auditório do Museu Biológico (Instituto Butantan)

Acesse ao Informe

     

palestra externa

InternoPúblico: Instituto Butantan, Fundação Butantan e público externo


1 Café Científico do CENTD

1 Café Científico do CENTD

No dia 07/07/17 teremos um café científico com a presença do Andreas Crameri, GSK Associate Fellow, Scientific Leader.
Para participar desta discussão sobre engenharia de proteínas, construção de genes sintéticos, evolução de proteínas, expressão em larga escala (96 – 1000 clones); purificação, etc. Todos devem ler a bibliografia sugerida (clique no link bibliografia para baixar os artigos) e fazer sua inscrição até às 18h do dia 05/07/17.

Palestrante:
Andreas Crameri - GSK Associate Fellow, Scientific Leader

Andreas Crameri possui mais de 30 anos de experiência no setor de ciências da vida e juntou-se ao grupo de biologia sintética da GSK em 2014. Fundador da Maxygen Inc., Andreas trabalhou em algumas empresas de Biotecnologia, Institutos de Pesquisa e Universidades (Evolva SA, Amunix Inc., CALIBR, Affymax Research Institute, IRBM, Novartis Research Foundation, Universidade de Basel, Instituto Suíço Tropical e Instituto Pasteur). É inventor de mais de 40 patentes e autor de várias publicações científicas. Seus interesses profissionais são: biologia molecular, engenharia de proteínas, expressão e purificação, com o objetivo de transformar ideias em realidade.

Data: 07/07/2017
Horário: 09h30 às 11h30 ou das 14h00 às 16h00
Local: Auditório do Centro de Difusão Científica (CDC - Instituto Butantan)
IMPORTANTE: vagas limitadas a 50 pessoas por período. Sua inscrição será confirmada no dia 06/07/17.

Acesse ao Informe

     

palestra externa

InternoPúblico: Instituto Butantan, Fundação Butantan e público externo


Seminário: “Maximizing Genetic Diversity: Directed evolution of proteins and high throughput expression”

Seminário: “Maximizing Genetic Diversity: Directed evolution of proteins and high throughput expression”

Palestrante:
Andreas Crameri - GSK Associate Fellow, Scientific Leader

Andreas Crameri possui mais de 30 anos de experiência no setor de ciências da vida e juntou-se ao grupo de biologia sintética da GSK em 2014. Fundador da Maxygen Inc., Andreas trabalhou em algumas empresas de Biotecnologia, Institutos de Pesquisa e Universidades (Evolva SA, Amunix Inc., CALIBR, Affymax Research Institute, IRBM, Novartis Research Foundation, Universidade de Basel, Instituto Suíço Tropical e Instituto Pasteur). É inventor de mais de 40 patentes e autor de várias publicações científicas. Seus interesses profissionais são: biologia molecular, engenharia de proteínas, expressão e purificação, com o objetivo de transformar ideias em realidade.

Data: 05/07/2017
Horário: 10h
Local: Auditório do Museu Biológico (Instituto Butantan)

Acesse ao Informe

     

palestra externa

InternoPúblico: Instituto Butantan, Fundação Butantan e público externo


Palestra: O futuro das culturas celulares: Saiba como tecnologias do tipo organ-on a-chip podem aumentar a eficiência e a reprodutibilidade dos ensaios celulares reduzindo o uso de animais em laboratório

Palestra: O futuro das culturas celulares: Saiba como tecnologias do tipo organ-on a-chip podem aumentar a eficiência e a reprodutibilidade dos ensaios celulares reduzindo o uso de animais em laboratório

Palestrante:
Dra. Margaret Magdesian - PhD, Fundadora e Diretora Executiva da empresa Ananda Devices

Data: 26/06/2017
Horário: 14h30 às 17h30
Local: Auditório do Museu Biológico (Instituto Butantan)

Event scheduling:
14h30 às 15h30
Explanação sobre os microdispositivos, suas vantagens e áreas onde já estão sendo usados com sucesso para acelerar pesquisas - neurociências, microbiologia, imunologia, parasitologia, células tronco e oncologia. Possibilidades de customização para atender demandas específicas nas diferentes áreas
13h30 às 16h30
QeA
16h30 às 17h30
Discutir possibilidades de projetos em parceria

Acesse ao Informe

     

palestra externa

InternoPúblico: Instituto Butantan, Fundação Butantan e público externo


Drug discovery and structure based design

Drug discovery and structure based design

Palestrante:
Kevin Madauss - Programme Manager Trust in Science at GlaxoSmithKline

Kevin iniciou suas atividades na GlaxoSmithKline em 2001, é integrante da equipe de Biologia Estrututral.

Data: 11/06/2017
Horário: 09h30 às 10h30
Local: Auditório do Museu Biológico (Instituto Butantan)

Acesse ao Informe